Txt alternativo abril 29

Armados

Longa-metragem Documentário
Projeto vencedor do 2º Pitching Doc Futura

 

// Do mesmo diretor de “Cortina de Fumaça” (2010), o documentário “Armados” (vencedor do 2º Doc Futura) traz à tona a polêmica questão do desarmamento civil a partir de entrevistas com representantes de diferentes segmentos sociais (policiais, especialistas e parentes de vítimas do tiroteio na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo) e revela dados impressionantes sobre o universo das armas: das 16 milhões de armas de fogo que circulam no Brasil, 90% estão nas mãos da sociedade civil.
Desse armamento, quase metade (cerca de 7,6 milhões) não está registrada. A ilegalidade impede o rastreamento das armas e contribui para o baixo índice de resolução de crimes no país: menos de 5%.
Entre os personagens do documentário estão o músico e ativista social Marcelo Yuka (que também assina a trilha sonora original do filme), o coordenador do Programa de Controle de Armas de Fogo do movimento Viva Rio e sociólogo, Antonio Rangel, o delegado da Polícia Civil Orlando Zaccone, o cientista político Luiz Eduardo Soares, o deputado estadual Marcelo Freixo, a presidente da Associação Anjos de Realengo, Adriana Machado, e o diretor da CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos (maior complexo industrial de fabricação de munições do Hemisfério Sul), Salesio Nuhs.
Ao apresentar diferentes opiniões, a narrativa costurada pelo cineasta promove reflexões sobre o papel das armas e o impacto da violência armada na população brasileira.

Principais Prêmios e Festivais: LASA Award Merit in FIlm – LASA Film Festival 2013 (Washington-EUA), Medalha de prata no PROMAXbda 2012, finalista Prêmios TAL nas categorias “produção de unitário” e “produção de relevância social”, melhor filme brasileiro de longa documentário na 6a Edição Arraial Cine Fest (Porto Seguro-BA), 9a Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga (Ipatinga-MG), Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos (Montevideo-Uruguai), Festival Curta Cabo Frio (Cabo Frio-RJ), Brazil Film Fest (Montreal-Canadá).
Além destes festivais, o filme “Armados” foi também exibido em diversos eventos pelo país (Circo Voador, Colóquio Direito Penal, IPEA, etc.).